Fique por dentro de todos os nossos super descontos e novidades!
Dia mundial de combate à raiva: a prevenção é sempre a melhor escolha
No dia 28 de setembro, é celebrado o Dia Mundial de Combate à Raiva, uma data de conscientização global sobre os perigos dessa doença. Ela que é bastante conhecida, mas pouco discutida, é 100% evitável, no entanto, continua a ameaçar a vida de pessoas e animais.
O foco da campanha anual é divulgar a importância da vacinação e de outras medidas preventivas. Prevenir a raiva é o caminho mais seguro e eficaz para proteger seu pet e a sua família.
Dessa forma, acompanhe neste conteúdo mais informações sobre a doença e sua prevenção.
O que é a raiva e como é transmitida?
A raiva é uma doença viral grave, normalmente conhecida por afetar os cães, mas os humanos também podem ser infectados, sendo um dos principais motivos para a divulgação da campanha.
+Saiba mais sobre a importância da imunização dos pets
A doença atinge o sistema nervoso central de mamíferos e é transmitido principalmente pela saliva de animais infectados, geralmente através de mordidas. Cães, gatos e morcegos são os principais vetores do vírus, mas qualquer mamífero pode transmitir a doença.
Embora seja uma doença controlável, de acordo com o Ministério da Saúde, sua taxa de mortalidade é praticamente de 100% após o surgimento dos sintomas clínicos, tanto em animais quanto em humanos.
Os sintomas da raiva variam, mas em animais incluem:
- Comportamento anormal, como agressividade repentina
- Mudanças no apetite
- Paralisia
- Salivação excessiva
Nos seres humanos, os sintomas podem incluir:
- Dor de cabeça intensa
- Febre
- Confusão mental
- Sensação de formigamento no local da mordida
- Dificuldade para engolir
Qualquer sintoma deve ser diagnosticado em uma consulta médica ou veterinária. Se você ou seu pet forem mordidos por outro animal infectado, busque atendimento o quanto antes.
Importância da prevenção
A prevenção é a chave para o controle da raiva, já que o tratamento após o início dos sintomas é muito mais difícil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a raiva ainda causa milhares de mortes todos os anos, principalmente em países onde o controle da doença em animais é inadequado.
Vacinação de animais domésticos, como cães e gatos, é a principal forma de prevenir a transmissão. Campanhas de vacinação gratuitas e educativas são realizadas em várias regiões, especialmente em áreas de maior risco
Caso você ou seu pet entre em contato com um animal que possa estar infectado, seja ele doméstico ou selvagem, algumas ações são cruciais:
- Identificar o animal
- Buscar ajuda médica imediatamente: quanto mais rápido o tratamento for iniciado, maiores são as chances de prevenir o desenvolvimento da doença.
- Notificar as autoridades sanitárias em caso de contato com um animal suspeito, o controle de zoonoses local deve ser informado.
A prevenção contra a raiva é uma responsabilidade de todos. Neste Dia Mundial de Combate à Raiva, faça sua parte: cuide de você e do seu melhor amigo!
Cuide da hidratação do seu pet com a Dogis
Na Dogis estamos sempre buscando as melhores soluções para te ajudar a cuidar do seu pet. Uma de nossas preocupações é a hidratação e para isso a fonte de água Dogis Clear Water é ideal.
A fonte estimula a ingestão de água e a mantém sempre fresca para quando seu pet quiser consumir. Entre em nosso site e confira. Ah, e não deixe de aproveitar o cupom de primeira compra DOGIS7.